quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Pra que servem as torcidas organizadas?

Originalmente, foram criadas para ajudar os times. Equipados com bumbos, pandeiros e afins, eles conseguiriam influenciar melhor os jogadores, motivando-os e levando-os mais frequentemente à vitória. Bem, sabemos que isso não é bem assim, e que muitas vezes eles acabam gritando contra o próprio time, invadindo campo, quebrando alambrado, agredindo jogador, dirigente, etc.

Mas com o objetivo original em mente, eles levantam dinheiro junto a outros torcedores e junto ao próprio clube. Sim, pois os clubes distribuem ingressos gratuitamente para os torcedores que vão 'empurrar' o time, e permitem que as organizadas usem o emblema do time em camisetas, bonés, gorros e toda sorte de itens de marketing que poderiam render royalties ao clube.

E por fim, como os membros ficam amigos, e ficam craques no batuque, eles resolvem montar escolas de samba pra arrumar confusão também nos sambódromos da vida. É que lá também tem arquibancada, e eles tem muita experiência nesse tipo de terreno também.

Resumindo, elas servem pra afastar os torcedores verdadeiros dos estádios, pra aumentar o custo de manutenção nos estádios (eles geram a violência que destrói as instalações), e pra tirar receita dos clubes (venda de produtos sem pagamento de royalties, redução na venda de ingressos e outras fontes de renda indiretas).
Que tal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário