sábado, 5 de dezembro de 2009

'College football' é uma religião

É inexplicável tentar explicar a intensidade do 'american football' na cultura dos EUA. O esporte é praticado durante o outono, e tem duas ligas sensacionais: a NFL (profissional) e a NCAA (universitária).

A maioria, por incrível que pareça, prefere o 'college football'. Os jogos universitários acontecem principalmente aos sábados, enquanto os profissionais são quase todos jogados aos domingos. É uma coisa louca: há estádios com mais de 100 mil lugares em cidades com apenas 30 mil habitantes.

Em Nebraska, por exemplo, o estádio de mais de 80 mil lugares lotou em todos os jogos durante os últimos 15 anos. Os jogos são os maiores eventos destas cidades, e movimentam milhares de torcedores pelo país. A maioria passa o dia no estádio, num ritual de churrasco e cerveja junto à traseira de cada carro no próprio estacionamento. O ritual é chamado de 'tailgating', e faz parte do programa, tanto quanto o jogo.

Aos sábados, há jogos no país todo. São centenas de times. Estádios enormes e lotados por toda parte. Jogos em vários canais. É difícil acompanhar tantos times, de tantos estados diferentes. É de tirar o chapéu. Anexo link com os 50 estádios de college football mais tradicionais do país.

Segundo a Wikipedia, os 10 maiores estádios, em tamanho, sediam jogos universitários. O maior estádio da NFL está apenas na décima-primeira posição.

Curiosamente, o Rose Bowl, que sediou uma final de Copa do Mundo, e o Coliseum, que sediou duas Olimpíadas, ambos em Los Angeles, estão no meio da lista, sem nenhum destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário