quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O mundo de novo de olho em Copenhague

Depois de sediar a convenção do COI que escolheu o Rio como sede das Olimpíadas em 2014, Copenhague é novamente o centro das atenções quando se decide o futuro do planeta. Eu acho que é simples assim: ou se defende o planeta, ou se dá uma banana pra ele.

Os países que emitem a maior parte dos gases que causam o efeito estufa, ou aqueles que querem crescer (e para tanto pretendem aumentar suas emissões), estão simplesmente ignorando o problema global, como se o problema fosse do vizinho.

Enfim, China e EUA dando vexame. Compreensível, já que a conta não será paga pelos governantes atuais. Obama, alías, acabou de chegar. Nem esquentou a cadeira ainda. Ele vai, evidentemente, empurrar o problema com a barriga. Na China, eles não querem nem saber dessa discussão. A prioridade é crescer, e dar melhores condições de vida aos chineses, que na sua maioria ainda vivem na miséria.

Pois bem, sem China e EUA, não tem acordo. Europeus estão atônitos, mas não há o que fazer. Bem fez o Lula, que lançou propostas avançadas antes de todos, mas que, confirmado o fracasso do encontro, não terá de cumprí-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário