segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Voto de protesto vai nos dar 4 anos de palhaçada

Mais de 1,3 milhão de pessoas votaram no palhaço Tiririca (não se trata de um adjetivo, e sim da profissão dele). Claro que a única razão plausível é a de protestar conta um Congresso ridículo, podre e inoperante. "Pior do que está não fica" dizia o slogan. Algo parecido aconteceu em 1959, quando o rinoceronte cacareco foi o mais votado na eleição para vereador de São Paulo. Naquele episódio, passou-se um recado a nossos políticos.

Só que Tiririca não é cacareco!
Pra começar, Tiririca vai carregar com ele uns 4 ou 5 candidatos que não sabemos quem é. Segundo a Veja, um deles poderá ser o Valdemar Costa Neto, um dos protagonistas do mensalão. Depois, ele vai assumir o cargo. E vai fazer da Câmara dos Deputados um circo quando por lá aparecer.

Eleger gente assim é um erro grave. Pode até ser engraçado na hora, mas custa 4 anos de atraso para uma das mais importantes instituições de uma democracia. E claro que o Tiririca é um exemplo apenas. Existem outros. Em cada estado foi escolhido um "palhaço" diferente.

Por isso discordo quando dizem que nossa democracia está madura. Discordo quando enaltecem o espetáculo da eleição brasileira. Falta muita consciência para nosso eleitorado. Precisamos começar a entender a importância do ato de votar. Por enquanto, nossa democracia está mais pra palhaçada do que outra coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário