sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Roma e seus 2000 anos de história

As aulas de História voltam à nossa cabeça, e cai a ficha de tudo que já se passou por ali. Roma foi o mais importante império da Antiguidade, teve o mais bem sucedido exércíto, e ganhou inúmeras batalhas e guerras.

Mas um dia Roma caiu. Nessa queda, a cidade foi destruida, mas nunca perdeu sua majestade. Roma preservou as ruínas da antiga cidade, e seu maior símbolo, o Coliseu, é imponente até hoje. De lá pra cá, surgiu uma nova cidade, com inúmeras praças, fontes e monumentos.

Mas apesar da glória que parece jamais acabar, eu acho que sua infraestrutura turística não está à altura de suas atrações históricas. O turismo me parece um negócio mal explorado na cidade, deixando de aproveitar a grandiosidade que a cidade ostenta em cada quarteirão, com relíquias e tesouros arqueológicos por toda parte.

Na minha opinião, o turista não é muito bem tratado em Roma. Não pelas pessoas, que são muito amáveis. A cidade é mal sinalizada, e às vezes faltam serviços turísticos básicos. Pra se ter uma idéia, não se vende água no Coliseu ou no Forum Romano, atrações que podem entreter turistas por horas. Mas horas debaixo de sol, sem água, não deixa nenhum turista feliz.

No fim, deixei a cidade hipnotizado por sua história e grandiosidade, mas frustrado pela negligência de suas autoridades turísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário