terça-feira, 5 de outubro de 2010

Florença e sua fortuna renascentista

O caminho da Cote d'Azur em direção a Pisa e Florença é feito pela A8, que vai margeando o Mediterrâneo até Gênova. São duas horas alternando túneis e vales, onde rapidamente se percebe a diferença da França para a Itália. Esta parece ser habitada por italianos mesmo, enquanto a primeira vive cheia de milionários dos quatro cantos do planeta.

O caminho pela costa é bonito, mas não deslumbrante. Vinhedos, pequenos sítios, e algumas cidades portuárias, com algumas indústrias. Pisa foi nossa primeira parada, já longe da costa, e na famosa Toscana. Achei a torre impressionante. Ela é muito inclinada! Não sei como não tomba! Mas é só o que a cidade tem a oferecer.

Mais alguns minutos e chega-se aonde interessa: Florença. A cidade vive, até hoje, das glórias do Renascimento, há 5 séculos atrás. É incrível o que se tem de arte renascentista por lá. Acho que iso vai sustentar a cidade pra sempre! A cidade é pitoresca, com um centrinho medieval cheio de ruas estreitas por onde andam pedestres, carros, charretes, etc. E também cheio de lojinhas e restaurantes que dão pra distrair qualquer bom turista.

Confesso que não tive tempo de explorar muito a Toscana. Não fizemos passeios pelo interior. Nossa passagem foi rápida, e se limitou à cidade mesmo. Deu pra perceber que o segredo de Florença está dentro das galerias, e não nas fachadas. Se você curte Michelangelo e Boticceli, este é o lugar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário