sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio 2016: o mundo reconhece o Brasil

A vitória do Rio, com Obama e tudo, é pra fazer a gente pensar. Juca Kfouri que me perdoe, mas privar um país de um privilégio desses porque alguns gaiatos podem se aproveitar e meter a mão na grana, seria um absurdo. Acho que o Brasil já é maior que isso, e o Juca parece não ter se dado conta.

Nós, os brasileiros sérios, é que devemos reger esse país. E cabe a nós diminuir o espaço dos espertalhões, dia após dia. A bem da verdade, isso já vem sendo feito há muitos anos. Temos corrupção? Claro. Mas está diminuindo. E com governos sérios (como FHC e Lula) vamos continuar avançando.

Até 2016 muita água vai passar sob essa ponte. Temos a Copa, que me parece ser um desafio maior que a Olimpiada. Quem ama esse país, tem que encontrar um jeito de entrar na luta e ajudar. Precisamos consertar e construir muita coisa nesse país para torná-lo melhor e mais justo.

A Copa e a Olimpíada obrigarão nossos governos a fazer a lição de casa atrasada. Aliás, atrasada há décadas. Tivemos 172 anos de governos incompetentes. Apenas de 1994 pra cá é que esse país entrou na linha. O caminho está certo, e hoje o mundo nos mandou um recado dizendo: "brasileiros, continuem assim!"

É a nossa chance de mostrar ao mundo nossas belezas, nosso clima, e principalmente, nossa alegria. Se o objetivo fosse uma Olimpiada que seguisse o horário, o COI teria escolhido Tóquio. Se fosse para seguir o orçamento, teria escolhido Chicago. Mas dessa vez parece que o objetivo é fazer um evento alegre e pacífico. Por isso escolheram o Rio, e a escolha não poderia ter sido melhor. Quer vier ao Rio em 2016, tenho certeza, jamais vai esquecer.

3 comentários:

  1. Caro Edgar, aprovo teu otimismo e imagino que para pessoas que amam esse país é muito duro forçar a barra da análise fria dos números (que favorecem Lula) e, diante desses, remeter elogios ao desempenho de seus governos. Não consigo imaginar, infelizmente, uma corrente séria que consiga se antepor à onda de corrupção que maltrata nossas relações (todas elas), mas assumo que pouco tenho feito, além da minha obrigação legal. Um exemplo disso foi a campanha que propõe aos parlamentares a restrição eletiva aos que tenham processos criminais sendo apreciados pelo Judiciário; uma causa tão digna como essa teve apenas 1 milhão de assinaturas, numa população eletrônica de mais de 47 milhões de pessoas...
    Adoro o fato de sermos promovedores de uma Olimpíada, mas os responsáveis pelo manejo dos recursos bilionários que virão, estão, todos, inclusive Lula, de alguma forma, envolvidos em escândalos financeiros.

    ResponderExcluir
  2. Alex: uma fotografia do nosso momento mostrará um país ainda sofrível, eu sei. Mas um filme talvez mostrasse uma tendência de melhora. Infelizmente, leva-se anos para construir um país. Nós ficamos 172 anos de bobeira, e estamos atrasados. Mas com a nossa participação, cada vez maior, empurarremos esse nosso país pra frente. Em tempo: não sou fã do Lula não. Mas sou obrigado a reconhecer que ele está sendo, no mínimo, um excelente embaixador do Brasil no exterior.

    ResponderExcluir
  3. Pô Dega, tá de sacanagem? Governos sérios como FHC e LULA???? Porra, acho que estou morando no rancho do Michael Jackson... Quando diz "Nós Brasileiros Sérios" deve estar falando de vc... Eu te conheço e se um dia se candidatar a algo, terá meu voto. Mas não se coloque na mesma barca que essa turma, pois nesse aquário só nada tubarão.
    Um bjão na esposa, e outro nas crianças...
    Abração

    ResponderExcluir