quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Aqui, escola é orgulho da comunidade

De tudo de diferente que eu encontrei aqui em Boston, o mais legal é, sem nenhuma dúvida, a alta qualidade do sistema escolar. A cada dia eu entendo melhor a forma como a escola influencia a cultura por aqui.

No Brasil, a gente paga para tirar nossos filhos da escola pública. Eu mesmo ainda faço isso, com a minha filha mais velha que mora no Brasil. Depois de ver como as coisas funcionam por aqui, eu fico com a sensação esquisita de que nós, por pagarmos caro pelo estudo de nossos filhos, só participamos das atividades escolares quando somos exigidos.

Digo isso porque a integração da escola com a comunidade é impressionante por aqui. Não tem um dia que as professoras das minhas filhas (uma no pré, e outra no primeiro grau) não nos manda um recado. Ou uma avaliação, ou uma notícia, ou um aviso especial, ou um convite, ou um pedido de ajuda.

Hoje às 5:30 da tarde, no caminho de casa, eu passei por duas escolas públicas. Em cada uma delas, havia cerca de 100 crianças praticando esportes nos diversos campos de futebol e beisebol. Ou seja, algumas crianças passam o dia inteiro na escola.

Toda semana tem alguma coisa acontecendo na escola. A maioria dos pais faz trabalho voluntário na escola dos filhos. São feiras de livros, feiras de artes, passeios, jogos, ou encontros de vários tipos. Na escola da minha filha que está no pré, os pais estão organizando um evento para angariar livros para a biblioteca da escola. Detalhe: as crianças ainda nem sabem ler...

Minha impressão é que isso, desde o pré, vai criando um sentimento de comunidade que não existe no Brasil. Tudo pela escola. Depois tudo pela comunidade. Depois tudo pelo país.

No mínimo, é bonito de ver. E gostoso de estar vivendo. E além de tudo, é grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário