sábado, 17 de outubro de 2009

O milagre brasileiro - parte 2

Lula anda dizendo que, com graças ao petróleo do pré-sal, o Brasil pode se tornar, daqui a 15 ou 10 anos, na terceira, quarta ou quinta economia do mundo. É, mas quem tem mais de 45 anos já viu esse filme antes. Nos anos 70, com Delfim no leme da economia, também já fomos considerados o país do futuro.

Talvez Lula tenha razão. Petróleo e dinheiro sempre andaram juntos. Delfim falava em fazer o bolo crescer, para depois dividí-lo. Crescemos como nenhum outro, e toda essa riqueza se concentrou nas mãos da elite. Não deu certo. O país ficou desequilibrado, e isso gerou a violência que o mundo inteiro associa ao nosso país.

Temos que aproveitar essa segunda chance que Deus está nos dando (será que ele é brasileiro mesmo?) para fazer a classe média crescer. E isso só vai acontecer com investimentos pesados em educação.

Lula sabe disso, mas ele não estará no comando. Dilma, potencial candidata a sucedê-lo, está mais preocupada com um marco regulatório para balizar a exploração. Soa como se já maquinasse uma ajuda aos "amigos do rei", mudando a legislação casuísticamente.

Temos uma oportunidade única. E o investimento em educação tem de começar já. Pra quem sabe a gente colher alguns frutos já durante a Copa e a Olímpiada. E aí sim conseguir agregar mais valor ao petróleo do pré-sal.

Um comentário:

  1. A realidade é que já estamos gastando por conta da Copa e Olimpiada e ainda não gastamos por conta da Educação. É como aquela expressão popular que diz que "o cara não tem dinheiro para o leite dos filhos mas tem dinheiro para a cerveja."

    ResponderExcluir