sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Brasil será o anfitrião esportivo da década


Eu estou muito feliz. Apesar de saber do abismo que ainda nos separa do Primeiro Mundo, a vitória do Rio para sede de 2016 é mais um importante passo para que o Brasil consiga crescer e se inserir no mundo desenvolvido.

Indiscutivelmente, temos trazido BOAS notícias de interesse mundial ultimamente: a Copa, o petróleo no pré-sal, o G-20 mais poderoso, e agora, a Olímpiada. Outro dia ouvi alguém dizer que os povos são todos iguais, e o que os diferencia são os seus governos.

É verdade. O Brasil vem ganhando espaço e respeito pelo mundo desde que se livrou da ditadura. Melhoramos com FHC, e continuamos melhorando com Lula. Não acho nenhum deles um anjo, ou o salvador da pátria. Mas o caminho da democracia, do respeito, da ética e do combate à corrupção, claramente está trazendo frutos para o Brasil.

Investidores agora começam a acreditar na gente. A FIFA e o COI nos deram seus votos de confiança. Parece mesmo ser a nossa vez. Mas atenção: nossos problemas não sumiram. Eles estão bem na nossa frente. Que nossos governos consigam manter a rota até 2016. Que ídolos como Pelé e Guga (foto) participem desses movimentos, e nos ajudem a fiscalizar nossos governantes, para que estes cumpram seus compromissos e entreguem tudo no prazo, e sem estourar o orçamento.

Tenho certeza que os visitantes se encantarão com a nossa alegria e com o nosso estilo de celebrar a vida. Por isso estou certo que a Copa e a Olímpiada vão trazer de volta o turismo ao Brasil, e com isso nossa economia vai se fortalecer ainda mais.

Um comentário:

  1. Fico surpreso de ver caras como o Juca Kfouri se manifestarem contra a Rio 2016. E muitos outros anônimos que temem a roubalheira. Pois bem, a roubalheira vai acontecer, com ou sem Olimpiada. Nossos orçamentos públicos não vão aumentar. Só haverá um redirecionamento das verbas. Com Olimpiada, a roubalheira provavelmente vai ser menor, pois o mundo inteiro vai estar de olho. Indiscutivelmente, foi uma grande vitória. O mundo reconheceu o Brasil (e o Rio) e isso ajuda a melhorar nossa imagem no exterior. Isso significa milhões de dólares em turismo, por muitos anos, antes e depois da Olimpiada. Comemoremos. Fomos reconhecidos pelo mundo e essa vitória sem dúvida é uma honra. Roubalheira? Bem, temos 7 anos para nos prepararmos e evitarmos que isso aconteça.

    ResponderExcluir