sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O vem vem primeiro: boa gestão, ou títulos?

Hoje o conselho deliberativo do Fluminense abriu processo de impeachment contra o presidente. Não importam os nomes, o que vale é o seguinte: o principal objetivo de qualquer "cartola" brasileiro é se manter no poder. E como o Flu tá caindo pelas tabelas, a oposição começou a querer virar a mesa.

Essa é a principal razão da situação econômica lamentável de todos os clubes brasileiros. Eu sinceramente acho que o esporte no Brasil ainda não percebeu que o amadorismo acabou, e que a coisa agora tem de ser profissional. Qual o objetivo de um clube? Ganhar títulos?

Ganhar é lindo, mas para um time ser campeão ele precisa ter um bom elenco, uma boa comissão técnica, boa infra-estrutura, e tudo isso custa muito dinheiro. Sem isso os títulos podem até acontecer, mas por mero acaso. E pra se pagar salários, é preciso que um clube gere receita. É isso que fazem os times europeus ou americanos (de vários esportes): vendem camisas, bonés, e licenças de transmissão ao vivo no mundo todo.

A prova disso é o São Paulo, que vem se dando bem porque aprendeu a "se vender" antes de todos os outros, e com isso vem tendo, ano a ano, o elenco mais completo (ou caro) do país. Infelizmente, é claro...

O que vem antes, o ovo ou a galinha? Não sei.
Mas no esporte profissional, a boa gestão (e a receita) tem de vir antes dos títulos.
Mas e a política interna do clube, como fica? Ah, sei lá, odeio política...
Encher o estádio é sinônimo de boa gestão? Não obrigatoriamente!
E ganhar título? Também não.
Boa gestão é cofre cheio. E isso realmente tá faltando na gestão do esporte no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário