quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Há um ano eu me mudei pros EUA...

Vim pra cá por conta de uma oportunidade de trabalho na Schneider Electric, onde trabalho desde junho de 2006. Acabamos escolhendo a cidade de Andover, 25 minutos ao norte de Boston, no estado de Massachussetts. É uma das regiões mais desenvolvidas dos EUA, e consequentemente, do mundo.

Não acho o Brasil uma porcaria, pelo contrário. Amo o meu país. Mas as comparações, e com elas as frustrações, são inevitáveis. Por que o abismo é tão grande? Por que nosso país parece andar pra trás? Claro que são muitos fatores, mas o principal todo mundo sabe, e todo mundo fala, desde quando eu era criança: falta educação.

Mas isso leva anos, e não dá pra pensar só no futuro. Tem que ter trabalho, hoje, pra fazer a economia girar e crescer. Por isso eu acho que, além de educação, a outra prioridade deveria ser ao redor de infra-estrutura. É uma eficaz fonte de emprego, em todos os níveis.

Comida e saúde, na minha opinião, vem como consequência dos investimentos em educação e infra-estrutura. Talvez uma outra coisa que ajude bastante, sem exigir grandes investimentos, seja o combate à corrupção e à lentidão no judiciário. Estou aprendendo muito com essa experiência por aqui, e frequentemente fico fascinado com o grau de maturidade da sociedade americana.

Mas sinceramente, acho que chegou a nossa hora. Vamos ter de aceitar o que outros povos fizeram, deu certo, e até hoje nós ignoramos. No meio do caminho, vamos ter de eliminar duas raízes da cultura brasileira: o tal "jeitinho", e as telenovelas, que só servem pra gente achar que nada precisa ser feito corretamente, o que é uma tremenda mentira. Quem quer aprender, melhorar, crescer, tem que levar seus compromissos a sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário