quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A cidade luz é tudo isso mesmo?



Quem me conhece sabe que eu sempre adorei Paris, desde a primeira vez que estive lá. Foi um caso de amor à primeira vista. No entanto, esta minha última visita me fez repensar o posto de "número 1" na minha lista de cidades favoritas.

Paris é indiscutivelmente linda! E te permite mil opções de passeio. Dessa vez, andei pela cidade de bicicleta. O passeio é muito legal, pois permite que se visite muitos pontos da cidade em pouco tempo, e te coloca toda hora de frente com algum cartão postal. No entanto, é uma cidade grande, com ônibus, um monte de carros, etc. Não é o mesmo que passear no Ibirapuera. Quando você é obrigado a sair das ciclovias, dá pra ficar apreensivo com o trânsito.

Mas depois de visitar outras cidades nessa viagem, comecei a achar que Paris não tem alma. O clima da cidade é dominado pela imensidão de turistas, e por monumentos de importância excessiva. O resultado é que todo mundo faz mais ou menos as mesmas coisas, e visita os mesmos lugares. Nem com todo o charme do mundo os franceses conseguem controlar a avalanche de gente de vai a Paris o ano todo.

Continuo amando Paris.
Mas a cidade deixou de ser a minha favorita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário