domingo, 22 de agosto de 2010

Avignon é surpreendentemente bacana!


Avignon é uma pequena cidade na região de Provence, no sudeste da França, que acabou entrando no meu roteiro meio que por acaso.

Eu cheguei lá sabendo que a cidade foi sede do Vaticano no século XIV (por quase 100 anos), e que ali viveram 7 papas. Mas fui surpreendido por uma impressionante muralha ao redor da parte antiga da cidade (foi minha primeira visita a uma cidade medievel), que é onde tudo acontece.

A cidade tem duas importantes atrações: o Palácio dos Papas, e a Ponte de Avignon, ambos ligados à época áurea da cidade, há cerca de 700 anos. Mas o que fez a cidade me encantar foi o Festival D'Avignon, que estava acontecendo durante a nossa visita (por sorte!).

Centenas de peças de teatro (de todos os tipos) são apresentadas todos os dias durante o Festival. Os artistas passam o dia nas ruas estreitas, vestidos à caráter, convidando a todos para os seus shows. É um ambiente festivo que dura do meio-dia até depois da meia-noite, em todas as ruas da cidade. Enche de gente, é claro, e a imensa maioria é de franceses.

A cidade conta com muitos restaurantes, lojas, cafés, sorveterias, e teatros para dar conta do Festival e de seus amantes. Tem pra todos os gostos. Avignon dá aos visitantes muita história e muita arte, junto com muito comforto.

Saí da cidade achando que Avignon, pelo menos durante o Festival, tem mais a oferecer do que Paris ou Barcelona. Foi a maior surpresa dessa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário