terça-feira, 24 de agosto de 2010

Cheia de glamour, a Côte D'Azur é um colírio

A Riviera Francesa, também conhecida como Côte D'Azur, é pequenininha: tem uns 150 km apenas. A parte bacana começa em Saint Tropez, eternizada por Bridgite Bardot, e vai até Monaco, paraíso dos maiores bilionários do planeta. Fica numa região que os franceses chamam de Alpes Marítimos, o que deixa claro como é a geografia do lugar.

Tem muitas montanhas (de rochosas avermelhadas e sem vegetação) próximas ao mar. Muitas prainhas. Muitas pequenas vilas. A relêvo lembra um pouco a Rio-Santos, mas as cidades são muito diferentes. É uma região extremamente desenvolvida, rica e arrumada. Os hotéis são caros e os frequentadores são abastados.

Porsches e Ferraris são vistos a todo instante. Mas em Monaco a concentração é inacreditável, e os Rolls-Royce aparecem como se fossem Corollas. Barcos e iates também ajudam (e muito!) a enfeitar a paisagem, que se dependesse só das praias, não seria tão sensacional. É que a maioria delas é de pedregulhos, e acinzentada. O lado bom é que a ausência de areia, deixa a água azul e cristalina.

Não curti as grandes cidades (Cannes, Nice e Monte Carlo). Gostei mais das cidades menores (Villefranche-Sur-Mer e Beaulieu-sur-Mer), das paisagens ao longo do Corniche de L'Estérel (veja fotos), e de duas cidadezinhas medievais no alto das montanhas: Eze e St.Paul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário