quarta-feira, 19 de maio de 2010

A "paradinha" é justa ou injusta?

A FIFA resolveu ontem acabar com a "paradinha" na cobrança de pênaltis. Pois bem, uma análise nua e crua me leva a crer que tal resolução é incoerente. A razão é simples: a regra é clara ao dizer que o goleiro não pode se mexer antes da bola ser tocada pelo atacante.

Acontece que ao longo dos anos, os goleiros começaram a "burlar" essa regra em função da baixa probabilidade de pegarem os pênaltis legitimamente. Eu diria que é muito raro um goleiro não infringir a regra atualmente. Em resposta, os atacantes inventaram a tal "paradinha", que tecnicamente nada mais é do que atrasar a cobrança.

Não cabe a mim escrever as regras do futebol. Não cabe a mim dizer se o gol (com 7,32m) é grande ou pequeno. Por isso, não cabe a mim dizer se a regra é justa ou injusta. Mas apaixonado como sou, não dá pra deixar de falar. O fato é que, ao proibir a "paradinha", a FIFA está beneficianco o infrator (o goleiro que se adianta), e isso não me parece lógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário