quinta-feira, 1 de abril de 2010

Portugal tem a cara do Brasil

Claro que o certo seria "O Brasil tem a cara de Portugal". Mas sob a minha ótica, foi isso que eu senti enquanto estive em Lisboa nos últimos dias. A cidade me surpreendeu pois ela nos dá mesmo a sensação de estarmos em alguma cidade do Brasil.

Lisboa tem o tamanho ideal. É grande o suficiente pra nos encher de atrações. Mas pequena o suficiente para evitar os problemas. O trânsito flui bem, o metrô funciona bem. A cidade é cheia de locais históricos, e a arquitetura lembra muito o centro histórico do Rio ou de Salvador. Eu gostei bastante do Bairro Alto, que parece ter sido restaurado de um passado distante, e da orla em Alcântara, com bares e restaurantes que me lembraram muito o Brasil.


Nos arredores, Cascais me pareceu muito legal. É uma cidadezinha pequena, pitoresca, mas ao mesmo tempo sofisticada. Tem uma orla bonita, preservada, e acessível. A infra-estrutura à beira mar me fez lembrar a Barra, mas a praia tem mais a cara de Itacaré, no sul da Bahia. Nada mal.

Fiquei hospedado em frente ao estádio do Sporting, e almocei no Estádio da Luz (Benfica), que eles chamam de "Catedral". Ambos foram demolidos e reconstruidos para a EURO'04. Antes eu era neutro, mas agora eu adotei o Benfica como meu time em Portugal. Me faz lembrar de 1962, Benfica 2 x 5 Santos, maior jogo da vida de Pelé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário