domingo, 23 de agosto de 2015

Em 8 meses, já consumimos o que o planeta tinha pra nos dar esse ano

Em menos de oito meses, a humanidade já usou toda a cota de recursos do planeta para o ano todo, de acordo com dados da Global Footprint Network, uma entidade internacional de sustentabilidade com escritórios na América do Norte, Europa e Ásia.

A Global Footprint Network acompanha a demanda por recursos naturais do planeta ("pegada ecológica") contra a capacidade da natureza de atender a essa demanda ("bio-capacidade"). O dia em que a humanidade ultrapassa a sua cota anual de recursos naturais ("Earth Overshoot Day") mudou de começo de outubro em 2000, para 13 de agosto, em 2015.

A pegada de carbono da humanidade mais que dobrou desde os anos 70, quando o mundo ultrapassou sua cota ecológica pela primeira vez. E continua sendo o componente que mais cresce na distância entre a pegada ecológica e a bio-capacidade do planeta.

A pegada de carbono está intimamente ligada a outros componentes da pegada ecológica, como área cultivável, cobertura florestal e terras férteis cobertas por edificações e estradas. Todas essas demandas competem por espaço.  À medida em que mais é demandado para alimentação, menos áreas produtivas ficam disponíveis para absorver carbono dos combustíveis fósseis. E com isso, as emissões se acumulam na atmosfera ao invés de serem totalmente absorvidas.

O acordo climático esperado na COP-21 em Paris vai focar em manter o aquecimento global dentro do limite de 2 graus Celsius da época pré-Revolução Industrial. Este objetivo comum exigirá que nações implementem políticas para abolir combustíveis fósseis até 2070, conforme recomendado pelo IPCC.

Todos sabemos que não é possível seguir consumindo mais e emitindo mais CO2. É preciso esquecer o "business as usual" pois não há um "Planeta B". É possível reduzir emissões em 30% até 2030, e com isso o dia-limite passaria a 16 de setembro.


Há muitas esperanças com as novas opções de energia renovável, que vem se desenvolvendo globalmente, e com a conscientização da comunidade financeira da importância de uma economia de baixo carbono. Mas a sustentabilidade exige que todos vivam bem, e dentro do limite do nosso planeta.

Fonte: https://ecowatch.com/2015/08/16/earth-overshoot-day/

Nenhum comentário:

Postar um comentário